Marketing Pessoal: Produto

15 Aug 2016

 

O primeiro P no Marketing Mix é o produto.

 

No caso do marketing pessoal o produto é você mesmo com seu potencial, sua experiência e seus valores.

 

Antes de entrar no mercado com sua força de trabalho, comunicá-la e colocar um valor nela é indispensável, identificar as características e definir as qualidades do produto da sua pessoa.

No contexto do marketing pessoal falamos do autoconhecimento que conseguimos através de uma avaliação da própria pessoa.

 

Isto é importantíssimo porque determina qual é seu unique selling proposition (USP) (proposta única de venda) e assim, como você se destaca dos seus concorrentes. Também determina suas estratégias de preço, comunicação e distribuição.

 

Quais são essas qualidades no marketing pessoal e quais as perguntas mais importantes para responder?

  • O seu potencial se define:

    • Dos seus conhecimentos que incluem sua formação escolar e a educação profissional. Você se formou em que disciplina(s)? Em qual faculdade? Você chegou a que nível? Que línguas fala? Quais práticas aprendeu no seu trabalho? Também atividades fora do trabalho como cursos ou hobbies contribuem a seus conhecimentos.

    • Das habilidades que são suas capacidades. Qual é sua capacidade de liderança? Como é a sua resistência ao stress? Tem facilidade de contato com outras pessoas? Sabe se impor?

    • Do seu engajamento que indica o nível da sua motivação para um trabalho especifico. Você gosta de seu trabalho? Vê futuro no que esta fazendo? Qual é o valor do seu trabalho na vida?

  • A sua experiência é a soma de sua vivencia professional. Em quais ramos, para que empresas em que posições e em que países você trabalhava? Quais foram as funções que executou e quais foram as responsabilidades? Quanto tempo ficou em que posição?

  • Os seus valores se baseiam na sua fé e influenciam fundamentalmente o bem-estar no trabalho. Seus valores concordam com os valores do seu empregador? Tem que fazer um trabalho sem ter a convicção de fazer a coisa certa? Qual é a voz do seu coração?​

     

Como você obtém respostas à todas essas perguntas e como você consegue avaliar suas qualidades?

Para mostrar seus conhecimentos e sua experiência normalmente basta refletir e listá-los. Para descobrir suas habilidades e para avaliá-las existem testes psicológicos de personalidade (p. ex. o MBTI) ou de potencial (p. ex. o Sigmund). Estimar seu engajamento e seus valores exige uma autorreflexão profunda. Essas atividades de autoconhecimento se distinguem na complexidade. Enquanto alguns podem ser realizados sozinho outras requerem o apoio de profissionais devidamente qualificados como um Coach de Carreira.

 

Com o apoio de um coach você consegue identificar sua caraterísticas e avaliar suas qualidades que resulta em um autoconhecimento que permite que você entra no mercado de trabalho com uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Please reload

Artigos propostos

Apresentação Peter A. Meier

15 Oct 2018

1/10
Please reload

Artigos atuais
Please reload

Arquivo
Please reload

Palavras-chaves
Siga-nos!
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

© 2016 Peter A. Meier

info@startcarreira.com.br

+55 (11) 3230-9070

São Paulo -  SP