Marketing Pessoal: Produto


O primeiro P no Marketing Mix é o produto.

No caso do marketing pessoal o produto é você mesmo com seu potencial, sua experiência e seus valores.

Antes de entrar no mercado com sua força de trabalho, comunicá-la e colocar um valor nela é indispensável, identificar as características e definir as qualidades do produto da sua pessoa.

No contexto do marketing pessoal falamos do autoconhecimento que conseguimos através de uma avaliação da própria pessoa.

Isto é importantíssimo porque determina qual é seu unique selling proposition (USP) (proposta única de venda) e assim, como você se destaca dos seus concorrentes. Também determina suas estratégias de preço, comunicação e distribuição.

Quais são essas qualidades no marketing pessoal e quais as perguntas mais importantes para responder?

  • O seu potencial se define:

  • Dos seus conhecimentos que incluem sua formação escolar e a educação profissional. Você se formou em que disciplina(s)? Em qual faculdade? Você chegou a que nível? Que línguas fala? Quais práticas aprendeu no seu trabalho? Também atividades fora do trabalho como cursos ou hobbies contribuem a seus conhecimentos.

  • Das habilidades que são suas capacidades. Qual é sua capacidade de liderança? Como é a sua resistência ao stress? Tem facilidade de contato com outras pessoas? Sabe se impor?

  • Do seu engajamento que indica o nível da sua motivação para um trabalho especifico. Você gosta de seu trabalho? Vê futuro no que esta fazendo? Qual é o valor do seu trabalho na vida?

  • A sua experiência é a soma de sua vivencia professional. Em quais ramos, para que empresas em que posições e em que países você trabalhava? Quais foram as funções que executou e quais foram as responsabilidades? Quanto tempo ficou em que posição?

  • Os seus valores se baseiam na sua fé e influenciam fundamentalmente o bem-estar no trabalho. Seus valores concordam com os valores do seu empregador? Tem que fazer um trabalho sem ter a convicção de fazer a coisa certa? Qual é a voz do seu coração?​

Como você obtém respostas à todas essas perguntas e como você consegue avaliar suas qualidades?

Para mostrar seus conhecimentos e sua experiência normalmente basta refletir e listá-los. Para descobrir suas habilidades e para avaliá-las existem testes psicológicos de personalidade (p. ex. o MBTI) ou de potencial (p. ex. o Sigmund). Estimar seu engajamento e seus valores exige uma autorreflexão profunda. Essas atividades de autoconhecimento se distinguem na complexidade. Enquanto alguns podem ser realizados sozinho outras requerem o apoio de profissionais devidamente qualificados como um Coach de Carreira.

Com o apoio de um coach você consegue identificar sua caraterísticas e avaliar suas qualidades que resulta em um autoconhecimento que permite que você entra no mercado de trabalho com uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

#Marketingpessoal #carreira #marketingmix #Produto #autoconhecimento

Artigos propostos
Artigos atuais
Arquivo
Palavras-chaves
Nenhum tag.
Siga-nos!
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square