top of page

Marketing Pessoal: Preço


O preço é o segundo P no Marketing Mix.

Agora que você definiu seu produto e conhece seu potencial, suas habilidades e seus valores, consegue avaliar melhor a sua força de trabalho.

O valor da sua força de trabalho é bem subjetivo. Ainda assim existem critérios que ajudam a colocar um preço. O preço se compõe de vários elementos que definem a remuneração final.

São eles:

  • O salário é a primeira coisa que se pensa ao falarmos do preço no contexto do Marketing Pessoal. O salário é o valor pago em dinheiro como contraprestação dos serviços prestados pelo empregado. É muito importante ter conhecimento do salário médio da atividade. Apenas com esta informação você consegue negociar uma remuneração justa. Você consegue pesquisar este valor em: - Relatórios das pesquisas da média salarial como por exemplo o Guia Salarial da Robert Half[1] ou o site Glassdoor[2]; - Conversas com colegas que trabalham na área desejada; - Entrevistas com headhunters e agências de emprego. Além destas informações objetivas você consegue definir seu salário atribuindo valor nos seus USPs (unique selling proposition)[3] que acabou de definir no primeiro P do Marketing Mix. Lembra, o USP destaca você do seus concorrentes e por isto significa um valor. A definição da quantificação deste valor é mais complexa e pode ser elaborada em conjunto com seu coach.​

  • Os benefícios são vantagens oferecidas pelas empresas, porém não são pagamentos em dinheiro, como o salário. Mesmo assim eles tem valor concreto. Os benefícios são muito variados e diferem de empresa para empresa. Categorias e exemplos de benefícios: - Assistência: Planos de saúde, planos odontológicos, assistência educacional, seguro de vida, etc.; - Recreação: Clube de esporte, colônia de férias, desconto em eventos culturais e afins; - Transporte: Vale transporte, fornecimento de carro, estacionamento, etc.; - Alimentação: Vale refeição, restaurante no local de trabalho, cafeteria, etc.; - Alojamento: moradia e traslado de localidades, por exemplo. Quais são os benefícios imprescindíveis, importantes e apenas agradaveis para você e qual é o valor que eles tem para você? Elabore um lista e conversa sobre suas prioridades com seu coach.

  • O work-life-balance é a relação entre o tempo dedicado ao trabalho e o tempo dispensado para a vida pessoal. O tempo livre não é mensurável em dinheiro e o valor dele é relativo de pessoa para pessoa. Porém, vale a pena avaliar a importância deste tempo livre para você. Quanto do seu tempo livre está disposto para trocar por um salário mais alto ou por benefícios adicionais? Este trade-off entre liberdade e remuneração depende de seus valores[4] e pode ser um tema excelente para você discutir com seu coach.

Conhecendo eses três elementos da remuneração você definirá seu preço, e assim você estará pronto para procurar o trabalho que satisfaça suas pretensões; uma vez encontrado, poderá negociar as suas condições.

[1] https://www.roberthalf.com.br/downloads/guia-salarial

[2] https://www.glassdoor.com/index.htm

[3] Leia o artigo anterior de nosso blog

[4] Leia mais sobre valores e o autoconhecimento no artigo anterior de nosso blog

Artigos propostos
Artigos atuais
Arquivo
Palavras-chaves
Nenhum tag.
Siga-nos!
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page