top of page

Marketing Pessoal: Promoção


Parabéns, você acaba de definir seu produto e colocar um valor nele. Agora está na hora de divulgar e de promover sua força de trabalho.

Chegamos na promoção, que é o terceiro P no Marketing Mix.

Comunicar-se bem é uma arte e precisa muito foco. Para conseguir um melhor resultado na sua promoção, vale a pena seguir um modelo de gestão de comunicação.

O AIDA é um conceito que descreve os estados mentais pelos quais os consumidores passam no processo para adquirir produtos ou serviços. AIDA é a abreviação de:

  • Atenção: Chame a atenção no mercado de trabalho ou dentro de sua empresa para seu lado profissional. Para chamar a atenção existem formas diferentes como por exemplo, o layout, fugir dos padrões, ou surpreender com algo que seja novo.

  • Interesse: Evidencie seu potencial, sua experiência e seus valores. Você conseguirá despertar o interesse com o conteúdo da sua mensagem, a qual deve ser relevante.

  • Desejo: Estimule o desejo de conhecer mais sobre você. Nasce o desejo se o conteúdo do comunicado combina com as necessidades dos destinatários. Por isto precisa ser específico.

  • Ação: Provoque reações no seu publico para resultar em novos contatos e oportunidades profissionais. ​

Para levar suas mensagems até o destinatário e para provocar as reações detalhadas acima você precisa de ferramentas de comunicação.

Quais são as ferramentas mais comuns no Marketing Pessoal?

  • O currículo ilustra sua experiência e suas habilidades, assim como mostra seus desempenhos profissionais. Ele tem a finalidade de gerar entrevistas para novos empregos. Através de conceitos inovadores como o Currículo Visual você consegue sair do padrão e destacar-se do seus concorrentes.

  • As redes sociais como sobre tudo o LinkedIn tem as mesmas finalidades do currículo. Mas sobre tudo são plataformas de networking que viabilizam o contato direto com os potenciais destinatários. Eles servem para divulgar sua mensagem para um público amplo. Use os potenciais das redes sociais para aumentar sua visibilidade e ganhar vantagens.

  • Na entrevista o contato com seu público alvo é imediato e pessoal. Não apenas serve para promover sua força de trabalho, também é útil para conhecer mais sobre as oportunidades. Prepare-se para entrevistas e contatos pessoais para deixar uma impressão marcante com seus interlocutores.

Para maior êxito de sua promoção é preciso adaptar o modelo AIDA às ferramentas de comunicação. Como você consegue chamar a atenção, despertar o interesse, estimular o desejo e provocar reações concretas do seu público alvo com as ferramentas adequadas, depende muito da sua situação profissional (por exemplo: se você procura um novo emprego ou se você quer uma promoção).

Venha falar com seu futuro coach sobre como alinhar sua estratégia de promoção pessoal para seus alvos profissionais.

Artigos propostos
Artigos atuais
Arquivo
Palavras-chaves
Nenhum tag.
Siga-nos!
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page