Marketing Pessoal: Promoção


Parabéns, você acaba de definir seu produto e colocar um valor nele. Agora está na hora de divulgar e de promover sua força de trabalho.

Chegamos na promoção, que é o terceiro P no Marketing Mix.

Comunicar-se bem é uma arte e precisa muito foco. Para conseguir um melhor resultado na sua promoção, vale a pena seguir um modelo de gestão de comunicação.

O AIDA é um conceito que descreve os estados mentais pelos quais os consumidores passam no processo para adquirir produtos ou serviços. AIDA é a abreviação de:

  • Atenção: Chame a atenção no mercado de trabalho ou dentro de sua empresa para seu lado profissional. Para chamar a atenção existem formas diferentes como por exemplo, o layout, fugir dos padrões, ou surpreender com algo que seja novo.

  • Interesse: Evidencie seu potencial, sua experiência e seus valores. Você conseguirá despertar o interesse com o conteúdo da sua mensagem, a qual deve ser relevante.

  • Desejo: Estimule o desejo de conhecer mais sobre você. Nasce o desejo se o conteúdo do comunicado combina com as necessidades dos destinatários. Por isto precisa ser específico.

  • Ação: Provoque reações no seu publico para resultar em novos contatos e oportunidades profissionais. ​

Para levar suas mensagems até o destinatário e para provocar as reações detalhadas acima você precisa de ferramentas de comunicação.

Quais são as ferramentas mais comuns no Marketing Pessoal?

  • O currículo ilustra sua experiência e suas habilidades, assim como mostra seus desempenhos profissionais. Ele tem a finalidade de gerar entrevistas para novos empregos. Através de conceitos inovadores como o Currículo Visual você consegue sair do padrão e destacar-se do seus concorrentes.

  • As redes sociais como sobre tudo o LinkedIn tem as mesmas finalidades do currículo. Mas sobre tudo são plataformas de networking que viabilizam o contato direto com os potenciais destinatários. Eles servem para divulgar sua mensagem para um público amplo. Use os potenciais das redes sociais para aumentar sua visibilidade e ganhar vantagens.

  • Na entrevista o contato com seu público alvo é imediato e pessoal. Não apenas serve para promover sua força de trabalho, também é útil para conhecer mais sobre as oportunidades. Prepare-se para entrevistas e contatos pessoais para deixar uma impressão marcante com seus interlocutores.

Para maior êxito de sua promoção é preciso adaptar o modelo AIDA às ferramentas de comunicação. Como você consegue chamar a atenção, despertar o interesse, estimular o desejo e provocar reações concretas do seu público alvo com as ferramentas adequadas, depende muito da sua situação profissional (por exemplo: se você procura um novo emprego ou se você quer uma promoção).

Venha falar com seu futuro coach sobre como alinhar sua estratégia de promoção pessoal para seus alvos profissionais.

#Marketingpessoal #carreira #marketingmix #promoção #comunicação #AIDA #Currículo #Entrevista

Artigos propostos
Artigos atuais
Arquivo
Palavras-chaves
Nenhum tag.
Siga-nos!
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

© 2016 Peter A. Meier

info@startcarreira.com.br

+55 (11) 3230-9070

São Paulo -  SP