top of page

Marketing Pessoal: Praça


Chegamos ao fim de nossa série de artigos sobre o Marketing Mix no Marketing Pessoal. ​

O quarto e último P no Marketing Mix é a praça ou a distribuição.

Falamos sobre a importância do autoconhecimento sobre potencial, experiência e valores na definição do produto; explicamos como o salário, os benefícios e o work-life balance constituiem o preço; e no artigo sobre a promoção descrevemos o currículo, as redes sociais e a entrevista. Você agora está quase pronto para entrar no mercado de trabalho, de arrumar uma nova responsibilidade ou de ser promovido.

Mais antes de tudo isso é preciso que você defina a forma de distribuição do seu bem, da sua força de trabalho.

A forma de distribuição da sua força de trabalho tem um efeito indireto. Ela influencia os elementos dos outros três Ps e por isto vale a pena olhar para as variáveis mais importantes da praça:

  • Localização: A localização física do seu emprego tem um impacto importante na sua vida cotidiana. O deslocamento entre sua casa e o trabalho despende tempo, o qual tem impacto no seu work-life balance. O gasto com o transporte deve ser considerado na definição do salário. As possibilidades de locomoção também devem ser avaliadas, pois imagine a diferença entre dirigir no congestionamtento por longo tempo e poder estar em um transporte confortável, no qual poderá relaxar, ler ou fazer o que lhe apetece, certamente isto impactará diretamente no seu work-life balance. No caso da inviabilidade do transporte diário, a mudança de residência deve ser ponderada e colocada na negociação dos benfícios.

  • Viagens: Hoje em dia em muitas situações o profissional necessita ter disponibilidade para viagens. Para algumas pessoas viajar é uma quebra de rotina, o que é bem-vinda, mas para outras significa estar longe da família e pode causar estresse. Depende dos valores de cada um se a percepção destas viagens é positiva ou negativa.

  • Home office / trabalho à distância: O desenvolvimento dos meios de comunicação trouxe oportunidades e novas formas de trabalho. Trabalhar de casa traz várias vantagens. Por exemplo não se perde tempo indo para o trabalho, não se gasta dinheiro em transporte e fica perto da família; pelo outro lado fica longe dos colegas e dificulta o trabalho em grupo. Obviamente o tipo de atividade determinará a viabilidade do home-office, e a escolha dependerá de suas preferências e valores.

Conhecendo suas preferências em relação à praça: a locilização, as viagens e o home office você consegue formular e comunicar-las no seu currículo e nas entrevistas.

Se tiver dúvidas quais as suas prioridades em relação à distribuição da sua força de trabalho, venha falar com seu futuro coach.

Artigos propostos
Artigos atuais
Arquivo
Palavras-chaves
Nenhum tag.
Siga-nos!
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page