top of page

Os elementos de um Coaching


Em algum momento pode parecer que a carreira é um labirinto. O profissional se perde e não sabe mais em qual direção ele deve continuar.

Em uma situação assim um Coaching de Carreira ajuda o profissional a orientar-se e definir os próximos passos.

O conteúdo de um coaching deve ser definido individualmente e adaptado a situação atual e a personalidade do cliente. Não existem nem duas personalidades iguais neste mundo e assim o coach tem que adaptar o conteúdo para cada cliente sob medida.

Apesar disso conseguimos identificar quatro elementos que formam parte de todos os programas de coaching e que servem como pontos de orientação num programa de Coaching de Carreira.

Para falar a verdade estes quatro elementos são fundamentais para um coaching. Se um deles faltasse não se trataria de um coaching. Em outras palavras os elementos seguintes definem um coaching e o distinguem de outras disciplinas parentes como a consultoria ou a terapia por exemplo.

Quais são esses quatro elementos do coaching?

Definição dos objetivos e metas

Antes de tudo o cliente e o coach devem saber o que eles querem alcançar nas sessões de coaching. Este passo é importantíssimo para medir o progresso durante o programa e avaliar o resultado no final.

Muitas vezes no começo o cliente ainda não sabe exatamente o que ele pode esperar de um coaching. É o papel do coach de mostrar quais são as oportunidades, mas também os limites do coaching.

Alguns exemplos de objetivos e metas no coaching de carreira podem ser:

  • Escolher um emprego;

  • Conseguir uma promoção;

  • Recolocar-se no mercado de trabalho;

  • Resolver um problema interpessoal com um colega de trabalho.

No labirinto a meta é a saída, o objetivo é achar o caminho mais curto.

Autoconhecimento

Depois de definir as metas e determinar os objetivos do coaching é muito importante que o cliente aprenda quem ele é. Isto significa que ele desenvolverá sua consciência a respeito de:

  • Sua motivação;

  • Seus interesses;

  • Suas aptidões;

  • Bem como suas convicções.

O autoconhecimento ou o conhecimento de si próprio, pode ser aprofundado através de testes de personalidade e potencial, bem como em entrevistas e feedback. É como olhar para si em um espelho e observar bem como analisar aspectos de si mesmo; e no decorrer deste processo de autoconhecimento muitas vezes novas perspectivas surgem.

No espelho poderá ver o reflexo de sua forma física e seu sentido de orientação, o que lhe ajudará a lograr seu objetivo: sair do labirinto.

Opções e estratégias

Estas novas perspectivas abrem a porta para pensar nas opções que podem levar o cliente ás metas definidas no primeiro elemento. A pergunta central é: Quais as opções que parecem interessantes e viáveis ao profissional e combinam com a sua personalidade e capacidades? É preciso:

  • Identificar;

  • Definir;

  • Explorar;

  • Avaliar;

As opções.

Identificado essas opções, podem ser definidas as estratégias que apontarão as alternativas do caminho a seguir.

É como se num labirinto tivesse um mapa para lhe orientar o plano estratégico que o conduzirá à saída.

Ações concretas

O grande diferencial de um coaching é que não fica na teoria. Todas as estratégias definidas no elemento anterior são aplicadas na prática.

No final de cada sessão de coaching tarefas são definidas que o coachee tem que cumprir dentro de um prazo determinado.

Cada ação é uma etapa que no final, somada, leva o coachee até a meta definida no início do processo de coaching.

Para sair do labirinto necessita ações concretas que começam com os primeiros passos. Um percurso é construído passo a passo.

Qual é seu objetivo na sua carreira? Quais são as suas metas no seu caminho profissional?

Venha falar com seu futuro coach sobre como conseguir alcançar seu objetivo através dos quatro elementos de coaching.

Artigos propostos
Artigos atuais
Arquivo
Palavras-chaves
Nenhum tag.
Siga-nos!
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page